Translate

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Com Paulo Barros , na Mocidade ; A escola voltará ao caminho da vitória .

Até o início da última década, era impossível fazer qualquer palpite de qual seria a escola campeã do Carnaval Carioca até a passagem daMocidade Independente de Padre Miguel pela avenida. Incensada por sua lendária bateria, financiada pelo patrono Castor de Andrade e conduzida por artistas de grande criatividade e capacidade de inovação como Fernando Pinto e Renato Lage, a agremiação conquistou cinco campeonatos e uma torcida gigantesca.
Após a morte de Castor, em 1997, a Mocidade perdeu a força e, aos poucos, deixou de ser protagonista para virar figurante. Desde 2002 não volta no Desfile das Campeãs (que reúne as seis primeiras colocadas) e, por duas vezes, bateu na trave do rebaixamento.

A pouco mais de 20 dias do último Carnaval, uma nova diretoria assumiu a escola. Com o apoio de Rogério Andrade, sobrinho de Castor, o presidente Wandyr Trindade e seu grupo assumiu o desafio de colocar a escola, com sérios problemas financeiros, na avenida. Um verdadeiro mutirão no barracão foi montado e a Mocidade, com muita garra, chegou em nono lugar. Para 2015, a verde e branco garante que a história será bem diferente. A primeira cartada de impacto foi a contratação do carnavalesco Paulo Barros, campeão de três dos últimos cinco carnavais com a Unidos da Tijuca.

Barros chegou e trouxe um enredo inovador, baseado no sucesso "O Último Dia", de Paulinho Moska e pretende, de forma criativa e surpreendente, fazer a todas as pessoas a pergunta: o que você faria se o mundo acabasse amanhã? Em meio ao clima de otimismo, vários patrocinadores chegaram para viabilizar o enredo e, numa cartada de marketing bem sucedida, a cantora Cláudia Leitte foi entronizada como rainha da tradicional bateria.

"Essa é a cara da Mocidade. Uma escola que recuperou a ousadia do passado, mas dentro de uma estrutura profissional. Graças a várias empresas parceiras, conseguimos pagar as dívidas e planejar um carnaval grandioso e criativo, que vai disputar campeonato", garante Rodrigo Pacheco, porta-voz da presidência da escola.
Como símbolo do novo momento, ele destaca também a transformação no perfil da quadra da Mocidade, que, graças a uma programação de shows eclética, tornou-se o maior point da Zona Oeste, região mais populosa da cidade: "Trouxemos à nossa quadra artistas que poucas vezes ou nunca tinham tocado na Zona Oeste, comoLulu SantosCapital Inicial e O Rappa. Os shows, além de trazer receitas para o nosso carnaval, ajudam a conquistar novos frequentadores para a Mocidade", acredita.

Outro lance de ousadia da nova direção da Mocidade é a construção, nos arredores da quadra, de uma pista de ensaios. Com a mesma largura do Sambódromo, o local terá 350 metros de comprimento – metade da pista oficial - e servirá para os aprontos das alas. Com a parte de terraplanagem concluída, será concluída ao longo de 2015 e deverá ser inaugurada para o Carnaval de 2016. "Temos muita preocupação em trazer componentes que saibam o que têm de fazer na avenida, que brinquem e cantem forte o samba e defendam nossa escola com garra. E ter um espaço para ensaiar situações de desfile é fundamental", explica Rodrigo.

Com o carnavalesco mais premiado dos últimos anos em suas fileiras, a Mocidade está otimista. Tanto que restam poucas fantasias para desfilar nas alas comerciais e as alas de comunidade estão lotadas – com direito a 500 pessoas na lista de espera por desistências. "Todo mundo quer participar desse momento histórico, de retomada da Mocidade. Recomendo às pessoas que querem comprar fantasia que se antecipem", aconselha o porta-voz. As fantasias têm valor entre R$ 1.000 e R$ 1.500 e estão à disposição na página da escola na internet.

Revigorada, a Mocidade afirma que está pronta para o título. E irá lutar por ele nem que seja a última coisa que fará em sua vida.

Ficha Técnica Mocidade Independente de Padre Miguel
Títulos: Campeã do Grupo Especial em 1979, 1985, 1990, 1991 e 1996
Presidente: Wandyr Trindade
Carnavalesco: Paulo Barros
Intérprete: Bruno Ribas
Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Diogo Jesus e Lucinha Nobre
Mestres de Bateria: Andrezinho, Bereco e Dudu
Comissão de Frente: Jorge Texeira e Saulo Finelon
Rainha de Bateria: Claudia Leitte
Enredo para 2015: "Se o mundo fosse acabar, me diz o que você faria se só lhe restasse um dia?"
Ordem de desfile: Terceira escola a desfilar no domingo de carnaval. Início de desfile entre 23h40 e 0h14.
Reportagem : Uol Carnaval
Claudia Leitte posa ao lado do carnavalesco Paulo Barros durante sua coroação como rainha da bateria da Mocidade

Nenhum comentário: